Livre_expressao

domingo, fevereiro 05, 2012

Os dias de hoje, os lixos de hoje

Escolha algo em que acredite, e faça a sua parte. Por uma ética para o século XXI!




Uma vez um executivo amigo meu me contou, com certa inveja, que estava voando ao lado de um outro executivo que exibia orgulhosamente seus aparelhos eletrônicos de última geração. Celular mais moderno, IPod último modelo, e não sei o que mais.

Chegando ao destino, era França no caso, a comissária de bordo trouxe um questionário para eles responderem. Meu amigo rapidamente sacou sua caneta e preencheu, e percebeu que o executivo ao seu lado, entre tantos eletrônicos pós modernos, não tinha sequer uma caneta. Meu amigo, com ironia, ficou só observando um certo desespero do executivo que, em silêncio, lamentava não ter uma simples ferramenta para conseguir preencher o tal questionário.

Meu amigo não teve dúvida. Ao terminar de preencher o questionário, guardou a caneta rapidamente no bolso, e fechou os olhos, fingindo cochilar um cochilo profundo. E pensou sarcasticamente: ‘Faz online e manda imprimir!’.
Sim, ele estava morrendo de inveja dos eletrônicos do vizinho de acento, e se vingou por ter uma simples caneta.

E assim acho que é o mundo de hoje.

Tive recentemente uma reunião de trabalho. Cheguei com uma agenda e uma caneta vermelha, e meu colega com o tablet. Enquanto minha caneta rabiscava o papel da agenda com as futuras providências, meu colega as registrava em tela LCD com as pontas dos dedos.

Teve uma vez que eu quis ser mais ‘prática’, e carreguei comigo meu laptop para uma reunião. Aquele trambolho do meu laptop, ocupando espaço na mesa! Sim, porque os laptops viraram rapidamente um trambolho. Assim como os eletrônicos de última geração do vizinho de acento do meu amigo já devem ter virado sucata, pois esta história me foi contada há uns dois, três anos, e, uau, como os eletrônicos progrediram de lá prá cá.

Hoje os celulares fazem de tudo. Tiram fotos, fazem vídeos, modificam as imagens, mandam emails, torpedos e fazem post em redes sociais. Até te ensinam o caminho! Adeus Guia! Quem precisa de você, quando se tem um celular como este?
Neste quesito, eu sou bem old fashioned! O meu celular é o mesmo há 6 anos. Nem câmera tem. Mas está funcionando bem, e eu não sinto falta de ter uma câmera no celular. E nem acesso à internet. E nem nada além do que meu simples celular me propõe.



Lembra-se antigamente, quando uma pessoa comprava a preço altíssimo uma linha de telefone, e a mantinha para a vida toda? O que hoje em dia as pessoas mantêm para a vida toda?

Em se tratando de eletrônicos: nada! As TVs hoje são fininhas, e as pessoas abandonam seu velho aparelho porque as fininhas são melhores. Sim, porque devem ser melhores, muito melhores, a ponto das pessoas gerarem tanto lixo e sucata eletrônica em prol de uma nova aquisição. Há quem diga que a TV antiga não combina com o sofá.
Minha TV é de tubo. Não pretendo me livrar dela tão cedo. A imagem dela é boa, o som dela é bom. Está tudo bem. E combina com meu sofá.



Meu telefone fixo é com fio. Acho melhor, porque não preciso ficar trocando a bateria de tempos em tempos, e gero assim, menos lixo tóxico ao planeta.
Sim, eu me preocupo com essas coisas. São pequenas, se observarmos tudo ao redor, o tanto de lixo que os valores capitalistas impostos à sociedade geram, o tanto de lixo gerado pelas grandes indústrias, o tanto de poluição que o ‘progresso’ pós moderno cria. Sou só eu, com meu telefone de fio, minha TV de tubo e meu celular sem créditos. Ops, sem câmera.

Mas eu não me importo. E juro que não terei inveja de algum executivo sem caneta ao meu lado. Prometo emprestar a ele minha BIC vermelha, ok?
Sem ressentimentos pós modernos! Eu gosto mesmo é girassóis!
E tenho dito. Ou, tenho digitado, do meu lap top trambolho!

Ariadne Catanzaro

originalmente postado na coluna Conselhos da Loló, http://expressocatarina.blogspot.com/